sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Freios pneumáticos: Importância das válvulas corretoras de frenagem no eixo traseiro

A pouco mais de 12 anos não era tão comum o uso de válvulas pneumáticas corretoras de frenagem do eixo traseiro (sensivel a carga) o que vemos hj é que quase todos os veiculos tem esse componente.

A finalidade da corretora de frenagem é permitir que quando sem carga o eixo traseiro do veiculo receba somente a pressão que seja suficiente para uma frenagem segura, mas que não alcance violentamente a travagem das rodas, ocasionando desgastes irregulares e comprometimento da carcaça dos pneus.
Tendo condição de veiculo carregado as pressões de frenagem para eixo dianteiro e eixo traseiro se igualam.

Minha sugestão é que se mantenha sempre a corretora em sua calibragem ideal, recomendada pelo fabricante que especifica um comprimento de haste da regulagem ideal para cada projeto.
A sensação inicial é a de falta de freios com o veiculo sem carga, mas isso passa com a primeira semana de adaptação e desta forma teremos um aumento consideravel da vida util dos pneus e freios do eixo traseiro e ainda uma boa carcaça para reforma.

Um comentário:

  1. Aproveitando o tema dos freios acho interessante explicar qual marchas devem ser utilizadas para descida de serra com veiculo carregado e freio motor acionado, ou seja, assuntos relacionados a dirigibilidade.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.