segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Direção econômica: Bloqueios de diferencial 6x4 ou traçados

Os veiculos 6x4 pela natureza da severidade de suas aplicações, costumam ter 2 bloqueios, um é chamado de longitudinal o outro é o transversal quando e como utiliza-los:


Em linha reta piso firme os diferenciais recebem as mesmas exigências trativas e por isso giram todos a mesma velocidade e solidarios um ao outro.


Ao cruzar um terreno escorregadio, uma das rodas pode patinar e com isso o veiculo perde tração, nessas situações, pare totalmente o veiculo e acione a posição 1 do interruptor do Ex.  com isso é acionado o bloqueio longitudinal que permite tração igual para os eixos anterior e posterior, nessa condição de bloqueio é permitido fazer curvas normalmente, atente que a maioria dos fabricantes não permitem este bloqueio acima dos 25 kms/h.


Ainda assim podemos ter a patinação de 2 rodas ou mais em conjunto, segundo a gravidade das condições do terreno, então podemos usar o bloqueio na posição 2 onde teremos bloqueio longitudinal + transversal aplicados ao mesmo tempo, com isso teremos tração total a disposição.


Não se esqueça que com os bloqueios acionados totalmente não é possivel fazer curvas, ja que tal esforço sobre a transmissão acarretaria em estragos permanentes a: cruzetas, satélites, planetarias, etc.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.