A válvula relê pode ser encontrada em vários circuitos do Caminhão, sendo os principais: circuito dianteiro, circuito traseiro e circuito de estacionamento.
É composta pelos seguintes pórticos com os numerais gravados em seu corpo:
1) Entrada de ar
2) Saída de ar
3) Descarga
4) Sinal
A entrada de ar 1 esta conectada sempre a um reservatório de ar.
A saída 2 se conecta ao circuito ou linha de serviço para efetuar a frenagem
A descarga 3 libera à atmosfera o ar utilizado na frenagem (sem o número na carcaça)
O sinal 4 modula a saída 2, ou seja, não importa a pressão disponível no Pórtico 1 a pressão na saída 2 sempre será +/- igual a pressão do sinal 4.
A função da válvula relê é tornar a resposta de frenagem mais rápida observe que a tubulação em (1)e (2) terão sempre mais espessura que a tubulação do sinal (4).
As falhas mais comuns da válvula relê são:
1) Ruptura do reparo com vazamento pela descarga
2) Travamento do pistão superior por impurezas deixando os freios presos ou dificultando sua soltura após a frenagem
3) Vazamento pela descarga, por retorno ocasionado por falha de outra válvula ou circuito.
Melhor forma de Teste:
Instalar um manômetro na saída 2 e outro no sinal 4, as pressões em 2 devem sempre se equivaler ao valor lido no sinal 4, caso haja variações nessa medição que sejam maiores que 0,3 bar, providencie a substituição do reparo ou da válvula.
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