sábado, 18 de dezembro de 2010

Freios pneumáticos: Válvula Relê

A válvula relê pode ser encontrada em vários circuitos do Caminhão, sendo os principais: circuito dianteiro, circuito traseiro e circuito de estacionamento.
                      
É composta pelos seguintes pórticos com os numerais gravados em seu corpo:

1) Entrada de ar
2) Saída de ar
3) Descarga
4) Sinal

A entrada de ar 1 esta conectada sempre a um reservatório de ar.

A saída 2 se conecta ao circuito ou linha de serviço para efetuar a frenagem

A descarga 3 libera à atmosfera o ar utilizado na frenagem (sem o número na carcaça) 

O sinal 4 modula a saída 2, ou seja, não importa a pressão disponível no Pórtico 1 a pressão na saída 2 sempre será +/- igual a pressão do sinal 4.

A função da válvula relê é tornar a resposta de frenagem mais rápida observe que a tubulação em (1)e (2) terão sempre mais espessura que a tubulação do sinal (4). 

As falhas mais comuns da válvula relê são:

1)      Ruptura do reparo com vazamento pela descarga
2)      Travamento do pistão superior por impurezas deixando os freios presos ou dificultando sua soltura após a frenagem
3)      Vazamento pela descarga, por retorno ocasionado por falha de outra válvula ou circuito.

Melhor forma de Teste:

Instalar um manômetro na  saída 2 e outro no sinal 4, as pressões em 2 devem sempre se equivaler ao valor lido no sinal 4, caso haja variações nessa medição que sejam maiores que 0,3 bar, providencie a substituição do reparo ou  da válvula.

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