Caro Amigo,
Não acelere o bruto durante as trocas de marchas este giro a mais acelera entre outras coisas o desgaste da turbina, o ronco é bonito e o custo também, para a oficina mecânica claro.
Pra quem tem o costume da dupla debreagem,vale lembrar que isso diminui em muito a vida útil dos componentes da embreagem.
Para diminuir a velocidade de forma planejada utilize redução de marchas, freio motor e freios auxiliares (se tiver) com isso lonas e tambores terão vida útil mais longa.
Para parar o motor não é necessário acelerar, evitando essa pratica, além da economia de combustivel, componentes como a turbina terão aumento significativo de vida útil.
Após varios quilometros rodando e tendo que parar o veículo, não pare o motor de uma só vez, mantenha por pelo menos 1 minuto o motor a 1000 RPM passado este tempo minimo, deixe cair para a marcha lenta e após uns 20 segundos será possivel desligar o motor com segurança, pois o sistema de arrefecimento terá diminuido a dilatação do motor adquirida durante a viagem.
Se a opção for deixar o motor funcionando não o deixe na rotação de marcha lenta, prefira deixa-lo entre 1000 a 1200 RPM, desta forma a combustão será mais homogênea evitando o desgaste prematuro de anéis, bem como a passagem de óleo lubrificante para a cabeça dos pistões.
Olho nas dicas e boa viagem!!
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