segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Direção econômica: Uso do piloto automático

Caro Amigo,
A modernidade chegou e com ela uma série de beneficios, muita tecnologia para diminuir esforços, neste contexto proponho falar um pouco da condução econômica x piloto automático.

Quando os motores eram mecânicos o consumo de combustível estava determinado pela faixa verde do Conta giros (Tacômetro).

Com uma pequena folga no acelerador e tacômetro na faixa verde, era média na certa; com os motores eletrônicos isso muda um pouco, ja que os mesmos trabalham com compensação de perda, ou seja a ECU (Unidade de Controle Eletrônica) esta projetada para suportar os desafios, mesmo anulando a econômia de combustível.

Quando usamos o piloto automático estamos dando uma ordem à ECU que é: mantenha a velocidade atual, a ECU por sua vez independente do aclive, tentará compensar a variação da inclinação aumentando o envio de combustível, aumentando a potência e incrementando significativamente o consumo.

O uso correto do piloto automático esta relacionado aos trechos de longas retas onde não há variação do terreno e a ECU entende uma demanda de força do motor estável, desta forma a ECU adota o que sugere o nome desta função cruise control ou o controle de cruzeiro, velocidade estabilizada com pouco esforço e baixo consumo.

 Faça uso do piloto automático nas condições acima descritas e aumente sua economia de combustível.

Boa viagem.

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