terça-feira, 30 de novembro de 2010

Tampa do reservatório de água do radiador

Caro Amigo,

O reservatório de água do radiador é chamado técnicamente de reservatório de expansão pois como podemos ver no corpo do mesmo, acima das marcas de nivel min. e max. sobra um espaço para expansão do liquido de arrefecimento, ou seja ao começar o aquecimento do motor o liquido de arrefecimento (água + anticorrosivo) se aquece e se expande permitindo desta forma um aumento da pressão interna em cerca de 0,4 bar.

O que permite a água trabalhar no sistema sem perdas à atmosfera e garantindo atrito da mesma com todas as partes quentes envolvidas, ja que sem essa pressão a água tende a se afastar dos pontos quentes.

Quando a pressão interna ultrapassa o valor mencionado, a tampa abre uma válvula de exaustão, o que imediatamente diminui a pressão novamente.

Durante os  intervalos sem trabalho, o motor gradualmente esfria, o volume de liquido que se expandiu durante o funcionamento lentamente regride, temos um começo de depressão no sistema, quando então se abre uma segunda válvula na tampa, que equilibra novamente essa momentânea falta de pressão do interior do sistema, com a pressão do ambiente, o que evita o efeito sanfona das mangueiras, proporcionando ao sistema um equilibrio constante das pressões interna e externa.  

Concluimos a partir disso que, a utilização da tampa do sistema de arrefecimento indicada pelo fabricante assegura ao veiculo que este sistema tenha sua maior operacionalidade sem comprometer a vida dos componentes que o formam.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.