sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Direção defensiva: Descidas com Veiculos de Carga

Tema sugerido por Fernando Rozão - Analista do Departamento de Garantia em uma Montadora de Caminhões.

Antigamente se recomendava que as descidas fossem feitas com as mesmas marchas com as quais se subia determinados aclives, com isso se usava um pouco mais a força do freio motor e do sistema de transmissão.

O sistema de freios e as estradas obrigavam o condutor a adotar posturas defensivas e com isso trabalhar com rotações mais baixas, o motorista usava então todo o conjunto motor e transmissão como um retardador para tornar a descida mais segura o que se traduzia em muita perda de tempo.

A recomendação atual para Veiculos de PBT acima dos 40 tons é que deve-se usar o freio motor e os freios auxiliares disponiveis como: Iveco turbo brake, webmaster, etc. Sempre dentro da faixa amarela vizinha aos 1900 - 2000 RPM onde se obtém a melhor eficiência destes sistemas, rotações que não se utilizavam antigamente.
Desta forma os freios de serviço terão a minima utilização possivel preservando-os para uma emergência.

A marcha que se enquadre as rotações mencionadas e utilização dos meios disponiveis de freios auxiliares, aumentam a segurança do motorista, carga e transeuntes.

Atualmente com o advento dos retardadores (hidraúlicos) que timidamente vão chegando ao nosso Mercado, isso mudou bastante ja que os Retardadores acoplados a Transmissão garantem maiores velocidades médias em descidas, atenção especial deve ser dada a este tema ja que durante as longas descidas o sistema pode aumentar a temperatura do motor, uma vez que são refrigerados pela água do mesmo.

Observe nos manuais de cada fabricante o melhor rendimento para o tema tratado, considerando que a abordagem dada aqui no Blog é global e pode diferir em pequenos detalhes de uma ou outra aplicação.

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