segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Ângulo de Câmber

Considerando a linha vertical que passa pelo centro do pneu como uma perpendicular teremos um câmber neutro.

Já o câmber positivo se a partir da lateral do veiculo a parte superior do pneu pender para fora do veiculo, como no ex. abaixo



A fugura abaixo ilustra o câmber negativo, onde a parte superior do pneu pende para dentro da lateral do veiculo.


Embora exista nos dois casos uma área de contato com o solo o câmber positivo tende a tocar o solo mais com a parte externa do pneu, enquanto que o câmber negativo tende a tocar o solo com a parte interna.                                                                                     

O que define o tipo ideal entre câmber neutro, positivo ou negativo é o projeto do veículo.                                                                        

Recomendamos que o câmber seja a primeira leitura do procedimento da geometria pois caso a mesma esteja fora do padrão todos os outros ângulos estarão comprometidos.

As principais causas que deformam a viga e ocasionam distorção no câmber são os golpes por imperfeições acentuadas nas pistas (buracos) ou acidentes que afetam o chassi e/ou a viga.

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