Isso se deve ao fato de não podermos concentrar no mesmo ponto do solo impulso de deslocamento e o peso de veiculo + carga.
Outra visão do Caster
Então o pino mestre deve obedecer a uma inclinação que o aponte geralmente para a dianteira desta forma o impulso aponta à frente do pneu, enquanto que o peso aponta verticalmente para o solo, desta forma não há conflito entre os dois.
Essa forma de construção dá ao veiculo estabilidade direcional, ja que o impulso o guiará sempre a frente, mantedo-o com facilidade em trajetória retilinea.
um ex. prático
A inclinação do eixo do rodizio da poltrona faz com que seja possivel direciona-la facilmente, se montassemos o rodizio como no ex. abaixo, a mesma não se deslocaria ao ponto exato do impulso.
Neste ex. o peso e o impulso se confrontam e interferem na direção do deslocamento o rodizio gira em seu eixo, tornando mais dificil direcionar a poltrona a um ponto especifico.
O guidão da bicicleta tem construção de caster positivo, assim como o das Motos.
Quando se termina uma curva o caster é um dos ângulos responsáveis pelo retorno do volante à linha reta.
O ângulo de caster é regulavel através de cunhas ou barras de ajuste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.