sábado, 1 de janeiro de 2011

Ângulo de Caster

O pino mestre se visto lateralmente ao veiculo deve apontar para a frente ou para tras do veiculo dependendo do projeto .
Isso se deve ao fato de não podermos concentrar no mesmo ponto do solo impulso de deslocamento e o peso de veiculo + carga.


Outra visão do Caster



Então o pino mestre deve obedecer a uma inclinação que o aponte geralmente para a dianteira desta forma o impulso aponta à frente do pneu, enquanto que o peso aponta verticalmente para o solo, desta forma não há conflito entre os dois.


Essa forma de construção dá ao veiculo estabilidade direcional, ja que o impulso o guiará sempre a frente, mantedo-o com facilidade em trajetória retilinea.

um ex. prático



A inclinação do eixo do rodizio da poltrona faz com que seja possivel direciona-la facilmente, se montassemos o rodizio como no ex. abaixo, a mesma não se deslocaria ao ponto exato do impulso.



Neste ex. o peso e o impulso se confrontam e interferem na direção do deslocamento o rodizio gira em seu eixo, tornando mais dificil direcionar a poltrona a um ponto especifico.

O guidão da bicicleta tem construção de caster positivo, assim como o das Motos.

Quando se termina uma curva o caster é um dos ângulos responsáveis pelo retorno do volante à linha reta. 

O ângulo de caster é regulavel através de cunhas ou barras de ajuste.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.