Caro Amigo,
é comum embora hj isso tenha uma significativa diminuição, a ligação de acessórios de 12 volts em sistemas elétricos com 02 baterias que somam 24 volts.
Afinal, o que pode e não pode nesta combinação?
O alternador para o sistema de 24 volts, fornece tensão normal para recarga das baterias até 28 volts, ou seja 14 volts a cada uma, quando instalamos qualquer consumidor entre as baterias, colocamos um desequilibrio na distribuição dos 28 volts do alternador, que não enxerga as baterias no circuito e sim variações de consumidores, deste modo a carga colocada entre as baterias interfere na divisão 14 cada uma.
Assim podemos ter o seguinte resultdo: a bateria ligada ao positivo recebera 18 volts, 4 acima do normal e a segunda bateria ligada ao terminal do chassi, receberá 10 volts, o que teremos com isso;
A primeira por excesso de carga 18 volts (no ex.) ferve e perde água, (blindada pode estufar lateralmente) diminuindo sua vida util, a segunda por falta de carga (10 volts) entra em regime de sulfatação e perde-se de forma irreversivel.
A maneira segura de alimentar acessórios de 12 volts em veiculos de 24 volts é o uso do redutor de tensão, ja que ele é alimentado por uma linha do veiculo e abaixa a tensão para o valor ideal ao acessório sem causar sobrecargas ou afetar a alimentação das baterias.
Tal instalação deve ser realizada por eletricista experiente ja que deve ser obedecido o valor dos fusiveis na entrada e saida do redutor, bem como as dimensões da fiação.
Boa viagem!!
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