segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Freios pneumáticos: Válvula relê do reboque no cavalo


A válvula relê do reboque esta montada no cavalo mecânico e é ela quem da o sinal de comando para que a válvula relê do reboque montada no reboque faça atuar os freios do mesmo, confusão com os nomes a parte, a função desta válvula é receber varios sinais e emitir uma resposta de saida pertinente com os sinais que recebe.

Primeiro vamos falar dos varios pórticos que esta válvula possui gravados em seu corpo:

11) Entrada de ar numero 1 alimentação direta varia de fabricante a fabricante sendo seu valor de 8,5 a 11 bar de pressão.


12) Entrada de ar numero 2 embora seja uma entrada, normalmente este pórtico alimenta a mão de amigo vermelha pois esta em paralelo com a entrada 11.

22) Saida de Ar mão de amigo amarela, o valor desta saida é sempre proporcional aos sinais.

41) Sinal proveniente do circuito traseiro 
 42) Sinal proveniente do circuito dianteiro
                 43) Sinal proveniente do circuito de estacionamento

Com a válvula devidamente alimentada em 11, o Sinal que chega por 41 ou 42 faz com que tenhamos uma pressão na saida 22 tal saida deve ter pressão até 0,5 bar maior que o sinal recebido, isso se deve ao fato de que sempre começamos frenando o conjunto pelo reboque, após os 4,5 bar  as pressões se equiparam e seguem assim até o seu valor máximo de 8,5 a 11 bar de acordo com o fabricante.

Recomendação: antes de substituir reparo ou dar manutenção a este componente verifique o estado de ajuste das lonas e as folgas nos embuchamentos das catracas da carreta.
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.