domingo, 2 de janeiro de 2011

Convergência

O veiculo ao receber o impulso para deslocar-se tende a abrir as rodas dianteiras, que permanecerão desta forma enquanto estiverem rodando.


Para minimizar os efeitos nocivos desta abertura é necessário fechar um pouco a dianteira dos pneus, ou seja se traçarmos uma linha pelo centro dos dois pneus dianteiros alguns metros a frente elas se cruzariam.


Por isso o nome convergência, alguns projetos preveêm as rodas dianteiras rodarem abertas o nome para esse ajuste é "divergência".



Além desta abertura mencionada o câmber causa um efeito indesejado no contato dos pneus com o solo, pela inclinação do câmber se forma um cone.


A geratriz deste cone puxa os pneus para fora da pista.




A convergência ajusta esse desvio colocando a geratriz do cone perpendicular ao eixo longitudinal do veículo. 




O desajuste da convergência se dá por golpes e choques em pistas com condições precarias, o resultado disso é um acentuado desgaste de pneus.
 
A convergência é medida em mm/metro e é ajustada na barra de direção, tal ajuste só pode ser feito por profissionais habilitados e com aparelhagem especifica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.