domingo, 13 de fevereiro de 2011

Inclinação do Pino mestre (KPI)

A inclinação do pino mestre é feita na direção do câmber sua função é diminuir ou zerar a distância do centro do pneu com o centro da articulação, aumentando a facilidade de se girar o pneu no solo, existe ainda um efeito interessante dado ao conjunto pela inclinação do pino mestre.


Quando o pneu é girado para um lado, a manga de eixo inclina-se para cima em função do posicionamento do pino, mas para o lado contrario a manga inclina-se para baixo.

Agora vamos avaliar as duas mangas ao mesmo tempo, ao girarmos o volante um lado do veiculo levanta enquanto o outro lado abaixa.

Ao soltarmos o volante o mesmo tende a voltar para a posição central.

Perceba que se somarmos este efeito ao efeito do caster de manter o veiculo em linha reta, temos uma somatória interessante de estabilidade direcional.

Isso tem um efeito em curvas muito importante pois o caster juntamente com o KPI farão o volante girar  sozinho para a posição central após o término da curva.   
Em resumo percebemos que a inclinação do pino mestre tabalha em conjunto com o câmber e em conjunto com o caster.

A inclinação do pino mestre ou KPI é medida em Graus e seu valor varia conforme o projeto do veiculo.

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