A descrição a seguir é valida para veiculos com freios pneumáticos. embora a funcionalidade principal seja similar aos circuitos hidráulicos.
As rodas de qualquer veiculo, pesado ou não podem bloquear-se quando acionamos o freio, este bloqueio depende do grau de aderência oferecido pela pista que é maior quando a mesma esta seca e diminui muito a medida que a mesma se torna umida por chuvas ou garoas (piores casos).
Em outras palavras para o travamento das rodas, não necessariamente é preciso acionar o pedal de freios totalmente, com pouca aderência na pista pouca força de frenagem é suficiente para travar as rodas.
Nota: velocidades altas e pouco espaço de frenagem tbém são fatores agravantes.
Nota: o sistema anti-bloqueio não impede acidentes, mas aumenta muito a possibilidade de que sejam evitados ou tenham seus efeitos minimizados.
Quando as rodas de um veiculo se travam o veiculo continua seguindo na mesma direção em que estava antes do acionamento do freio,e o choque pode ocorrer pq desta maneira é impossivel desviar-se dos obstáculos.
A função do ABS inserido em meio ao sistema de freios é, permitir estabilidade direcional e controle das rodas, mesmo em uma situação de pouca aderência do piso com solicitação total e/ou parcial do sistema de frenagem.
O sistema ABS permite de 10 a 30% de patinação, nesta faixa de atuação ele permite que se pise no freio, tendo alta resposta de frenagem e ainda se possa controlar para qual direção queremos manobrar o veículo.
O sistema ABS recebe a informação de velocidade de cada roda, através de sensores montados em cada uma delas, a central eletrônica atua sempre que existe uma diminuição muito rápida da velocidade da roda ou seja a central percebe a tendência de travamento e alivia a pressão de frenagem para não bloquear a roda, quando a roda volta a girar na velocidade das outras a pressão de frenagem é novamente liberada para a roda estes ciclos de aumento e diminuição de pressão podem ocorrer de 3 a 5 vezes por segundo monitorando e atuando independentemente roda a roda do veículo.
Nota: em veiculos 6x2 ou 6x4 pode haver compartilhamento cruzado de acionamento de acordo com cada fabricante.
Sem o ABS mesmo em pista seca e com altas solicitações (situações de perigo como: fechadas, pedestres, animais, etc.) de frenagem o veiculo fica a mercê da sorte, por ex. Os pneus tem uma substância aglutinante que se derrete e lubrifica a pista abaixo dos pneus pelo calor do atrito em meio a frenagem, o que faz aquelas longas marcas de patinagem pelas estradas e rodovias, neste tipo de situação girar o volante é inutil pois o veículo seguirá na direção para a qual estava orientado, independentemente para onde se gire o volante, tais ocorrências desgastam muito os pneus e aumentam a chance do acidente.
Na mesma situação com o ABS é mais facil controlar o veículo e as marcas no piso serão muito menores ja que o ABS deixará o veículo patinar apenas de 10 a 30%.
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