A descrição a seguir é para veìculos com freios pneumáticos.
O sistema ASR ou controle antipatinagem, também é conhecido como TC controle de tração
Utiliza a estrutura elétrica, eletrônica e pneumática do ABS, deixando os freios do veículo ainda mais inteligentes, ao contrario do sistema ABS, o ASR/TC atua nos freios, sem que o motorista o acione.
O sistema ASR/TC na verdade é um complemento do ABS, embora o classifiquemos como sistema, ele não utiliza uma (ECU) ou módulo separado.
Seu funcionamento é muito simples, quando o veiculo começa a patinar os sensores do sistema ABS leêm diferenças de velocidades nas rodas de tração, o sistema libera ar do sistema pneumático através de uma válvula e este ar começa gradativamente a frear a roda em patinação, o diferencial então é forçado a enviar a rotação para a outra roda, que estava parada até então,obrigando-a a tracionar o veiculo, se a situação se inverte e este lado começar a patinar, o sistema inverte sua atuação novamente e sucessivamente até o veiculo vencer o terreno.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.