O desgaste precoce dos tambores e lonas de freios em geral esta relacionado com o tipo de condução que se faz do veiculo, velocidades altas combinadas com frenagens fortes geram excesso de calor, que é o principal inimigo da vida útil dos componentes como lonas, tambores, patins, etc.
Além disso os pneus passam a trabalhar com picos de temperaturas elevados o que tbém contribui para o aumento dos custos operacionais, para saber se o veiculo é conduzido corretamente basta um pequeno controle no tambor para identificar o tipo de desgaste apresentado:
1) Tambores com manchas cinzentas circulares e trincas profundas, demonstram uma condução que escolhe descer as serras com pouco uso do freio motor e mais uso dos freios de serviço, o aumento de temperatura ocasiona as manchas que são o material do tambor alterando suas caracteristicas fisicas por aquecimento, enquanto as trincas profundas denunciam a ruptura do material pela mesma causa.
2) Tambor com sulcos irregulares e trincas com menores incidências de manchas, demonstra diferença de dureza por uso de lonas não originais que são mais duras e podem desgastar os tambores de forma irregular, ou ainda trafegar com elevadas velocidades com grandes solicitações dos freios, a irregularidade provoca vibrações ao frenar.
3) Tambor com desgaste por igual em toda a circunferência com incidência de pequenas trincas, demonstra uma condução eficaz e econômica que prioriza o uso do freio motor em descidas e frenagens mais suaves no trajeto.
O uso de tambores e lonas genuinos de cada fabricante ainda que tenham custo relativamente mais altos preservam outros componentes do sistema bem como aumentam a segurança do veiculo.
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